Várias zonas do país arrasadas com queda de granizo em dia com termómetros a marcarem 40º

Várias zonas do país arrasadas com queda de granizo em dia com termómetros a marcarem 40º

Queda de granizo atingiu várias zonas de norte a sul do país, durante este sábado, dia em que os termómetros registaram 40º Celcius em diversas regiões.

Links patrocinados

A vaga de calor que se faz sentir nos últimos dias em Portugal Continental deve-se à depressão extratropical denominada de “Alex”, proveniente do Norte de África. Em diversas regiões do país, especialmente no interior, foram registadas temperaturas a rondar os 40º Celsius.

Apesar das altas temperaturas, é esperado que no final dos dias possa ocorrer forte precipitação de granizo no Interior, Norte e Centro do país.

Links patrocinados

Leia Também: “Se for para morrer, morremos aqui os dois”: Renato salva menina de 13 anos de se afogar na Póvoa de Varzim

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) este sábado, Bragança, Viseu, Évora, Porto, Guarda, Vila Real, Santarém e Viana do Castelo vão ter um clima tropical este fim de semana, com alerta amarelo para todos exceto Bragança face ao tempo quente e trovoada, que recebe alerta laranja, com previsão de granizo.

A vaga de calor chega de uma forma súbita, com um aumento da temperatura na ordem dos sete graus. No sábado, os concelhos do Interior do Norte, do Centro e do Algarve estão sob risco elevado de incêndio. A deslocação da depressão extratropical ‘Alex’ poderá provocar agitação marítima nos próximos dias.

Em Alfândega da Fé, em Gouveia, há relatos de forte queda de granizo. Também em Cardanha, Bragança, foram vários os habitantes que partilharam nas redes sociais vídeos de queda de granizo a arrasar culturas inteiras.

 

#FMA #Trovoadas
☄️Granizada em Gouveia, Alfândega da Fé.
©️Maria Ferreira

Posted by Meteo Trás os Montes – Portugal on Saturday, 11 June 2022