Vírus mais mortal que Covid-19 assola a Índia

Vírus mais mortal que Covid-19 assola a Índia

As autoridades sanitárias indianas estão preocupadas com um novo surto do vírus Nipah, no estado de Kerala, no sul da Índia.

Links patrocinados

O vírus Nipah é um vírus zoonótico, um tipo de vírus onde a transmissibilidade acontece no contacto direto entre animais e humanos, ou através do consumo de alimentos contaminados por animais. O portador natural do vírus Nipah são os morcegos da família Pteropodidae, mas já foram observadas várias transmissões entre humanos.

Os sintomas mais comuns da infeção deste vírus em humanos são febre e dores de cabeça que duram entre 3 dias e duas semanas, mas os sintomas podem evoluir para encefalite, infeção respiratória aguda e morte. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a taxa de mortalidade deste vírus em humanos é de 40% a 75%, dependendo das condições do sistema de saúde onde se dá o surto.

Links patrocinados

Leia Também: Febre “misteriosa” está a matar dezenas de crianças: “Estão a morrer muito rapidamente”

O surto na Índia teve início num menino de 12 anos, que foi internado após uma semana de febres altas. Os médicos inicialmente suspeitavam tratar-se de uma encefalite, mas as análises ao sangue comprovaram tratar-se de uma infeção pelo vírus Nipah. O menino acabou por morrer no passado domingo.

Dois profissionais de saúde que estiveram em contacto com o menino também apresentaram sintomas e foram hospitalizados.

As autoridades de saúde de Kerala, no sul da Índia isolaram a casa do menino para tentar controlar o surto do vírus. Das 188 pessoas que estiveram em contacto com o rapaz, 20 foram consideradas de alto risco e colocadas em quarentena.