Voluntários trazem refugiados da Ucrânia para Portugal e deixam-nos ao abandono

Voluntários trazem refugiados da Ucrânia para Portugal e deixam-nos ao abandono

Muitos dos voluntários portugueses que se deslocam até à Polónia para trazerem refugiados ucranianos preocupam-se apenas em trazê-los para Portugal, sem ter alojamento, alimentação ou emprego para quem chega ao país.

Links patrocinados

Lesia e Yulia, duas ucranianas, foram trazidas para Portugal no dia 21 de março, após aceitarem transporte a título particular de um grupo com sete carrinhas de nove lugares que se deslocou até à cidade onde se encontravam. À chegada a Portugal, não tinham onde ficar.

Lesia e Yulia conseguiram abrigo temporário numa casa em Azeitão através de uma amiga, mas só lá podiam ficar sete dias. No abrigo onde ficaram, não tinham acesso a transportes públicos, supermercados, nem vizinhos à volta, a quem pudessem recorrer.

Links patrocinados

Leia Também: Menino de 14 anos perde a vida em queda de mais de cem metros num parque de diversões

O caso das duas ucranianas não é único. Centenas de portugueses têm-se deslocado até à Polónia para transportar refugiados ucranianos para Portugal, sem ter alojamento, emprego ou alimentação para oferecer a quem trazem.

Os refugiados são largados em abrigos temporários onde apenas podem ficar alguns dias e alojamento permanente está cada vez mais difícil de arranjar.