Derrocadas devido à chuva provocam rasto de destruição em Manteigas na zona dos incêndios

Derrocadas e deslizamentos provocam rasto de destruição em Manteigas na zona dos incêndios

Zona fustigada pelos incêndios desde verão na região da Serra da Estrela foi palco de grandes deslizamentos e derrocadas, durante a noite desta segunda-feira, devido à precipitação abundante provocada pela aproximação do ciclone extratropical Danielle.

A precipitação intensa, provocada pela passagem do ciclone extratropical Danielle, provocou deslizamentos de terras das zonas ardidas da Serra da Estrela e causou vários danos na freguesia de Sameiro, Manteigas, revelou Flávio Massano, Presidente da Câmara Municipal de Manteigas.

Pelas 03h48 desta terça-feira, foi dado um alerta para um deslizamento de terras na referida localidade. O forte deslizamento de terra e derrocadas foi provocado devido à chuva intensa que caiu durante esta segunda e terça-feira nas áreas que foram fustigadas pelo grande incêndio que deflagrou na região da Serra da Estrela no último mês de agosto.

Leia Também: Proteção Civil deixa alerta devido ao ciclone Danielle que se aproxima de Portugal

“Infelizmente, ontem à noite já não cheguei a casa, pois as condições climatéricas anunciadas, que nos levaram a tomar a decisão preventiva de encerramento da ER 338, causaram um cenário de destruição na nossa freguesia de Sameiro”, começou por escrever Flávio Massano, num comunicado feito na rede social Facebook.

Derrocadas e deslizamentos provocam rasto de destruição em Manteigas na zona dos incêndios

“Estamos desde as 3:20 no terreno, hora a partir da qual ativei o Plano de Emergência Municipal (a ratificar posteriormente), para poderem ser mobilizados vários meios municipais, da freguesia, bombeiros, sapadores, GNR e, principalmente, de civis, que, neste momento, efetuam trabalhos conjuntos de desobstrução de canais, vias e habitações sob a orientação da Proteção Civil”, continuou.

“Os danos são enormes, várias viaturas foram arrastadas pela força da água, temos casas e negócios afetados, estradas, iluminação pública, infraestruturas de água e saneamento, equipamentos desportivos e lúdicos, entre outros”, disse ainda.

Derrocadas e deslizamentos provocam rasto de destruição em Manteigas na zona dos incêndios

“As imagens falam por si. Por agora não temos informação de feridos, nem desaparecidos, mas estamos no terreno a avaliar a todo o instante”, terminou o autarca.

Durante a manhã desta terça-feira, encontravam-se no terreno mais de 40 operacionais, apoiados por 13 viaturas.