Proteção Civil deixa alerta devido ao ciclone Danielle que se aproxima de Portugal
Autoridade Nacional da Emergência e da Proteção Civil alertou os portugueses para passeios junto à zona costeira e zonas com árvores.
O alerta é feito pela Proteção Civil, devido à aproximação de Portugal Continental do ciclone extratropical “Danielle”.
O fenómeno natural vai original a partir desta segunda-feira e nos próximos dias “precipitação, por vezes forte, acompanhada de trovoada e rajadas fortes de vento”, que soprará a cerca de 70 km/hora, revelou este domingo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
As previsões indicam que a partir de quarta-feira, dia 14, as quantidades de precipitação acumulada irão diminuir. Em relação ao mar, a agitação marítima irá aumentar com ondas de oeste/sudoeste entre os 2,5 e os 3,5 metros de altura, a partir desta segunda-feira, dia 12.
Leia Também: Dois homens detidos pela ASAE por assarem leitões para venda entre ratos e pulgas
Em comunicado oficial, a Proteção Civil deixou vários conselhos aos portugueses: garantir uma adequada fixação de andaimes, placards e outras estruturas suspensas; ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas e junto da orla costeira e zonas ribeirinhas vulneráveis; não praticar atividades relacionadas com o mar, como pesca desportiva, e passeios à beira-mar; garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais; adotar uma condução defensiva, tendo especial cuidado com a possível acumulação de neve e lençóis de água; não atravessar zonas inundadas.