Carros a gasolina e gasóleo têm os dias contados
Um grupo de 24 países assinaram um compromisso para acabar com os carros a gasóleo e gasolina até 2040, ou até “mais cedo”.
Vários fabricantes de automóveis também assinaram o acordo. Entre eles, estão a Ford, a Mercedes e a Volvo, que pretendem abandonar a produção deste tipo de veículos até 2035.
Os países que assinaram o acordo comprometeram-se a acabar com a era dos veículos de combustão interna. Entre os países, estão os Países Baixos, a Irlanda, o Reino Unido, o Canadá e a Nova Zelândia, que já havia manifestado interesse em acabar com a venda de carros novos de combustíveis fósseis até 2030.
Os Estados Unidos da América, a Alemanha e a China ficaram de fora deste acordo. Os três países são os detentores das maiores fábricas e marcas produtoras de automóveis e preferiram não assinar o compromisso.
Leia Também: Bruno de Carvalho agora é DJ e está em guerra com outro artista
No entanto, os Estados Unidos da América definiram esta terça-feira o objetivo de alcançar as zero emissões de gases de efeito de estufa no setor da aviação até 2050.
Já o Ministro do Ambiente português, João Matos Fernandes, fala em passar a COP26 de “um livro de regras” para ações concretas.