Cemitérios fechados ou condicionados no feriado de 1 de Novembro

Medida preventiva devido à Covid-19 difere de município para município.

Links patrocinados

Até ao momento, são pelo menos 12 os municípios que decidiram encerrar os cemitérios no feriado de 1 de novembro, Dia de Todos os Santos: Matosinhos, Gondomar, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Trofa, Esposende, Espinho, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Oliveira de Azeméis, Vale de Cambra e Estarreja, são até agora os municípios confirmados.

No entanto, há vários municípios que vão ter os cemitérios abertos – como Cascais, Coimbra ou Viana do Castelo -, mas com acesso condicionado.

Links patrocinados

As medidas surgem após os bispos da Igreja Católica terem pedido um “justo mas difícil equilíbrio” entre a saúde pública e os direitos dos cidadãos, indicando que “não seria apropriado” o fecho nos Fiéis.

A gestão de muitos destes espaços está nas mãos das juntas de freguesia e os condicionamentos serão diferentes de município para município, pelo que se deve informar junto dos órgãos responsáveis pelos mesmos.

Várias autarquias controlarão as visitas por meios próprios, como em Vila Pouca de Aguiar. Em Viana do Castelo, a câmara terá ajuda de escuteiros, GNR e PSP. No Porto, a câmara ainda não decidiu sobre a abertura dos cemitérios de Agramonte e Prado do Repouso.

Relembre-se que esta sexta-feira, foi aprovada a medida de uso obrigatório de máscara na rua.

Partilhe com os seus amigos: