Dubai cria chuva ‘falsa’ para combater onda de calor de 50 graus

O Dubai colocou em prática uma tecnologia nova, capaz de criar chuva através de cargas elétricas libertadas por drones, para combater a onda de calor que assola o país.

Nos últimos dias, as temperaturas têm chegado aos 50ºC nos Emirados Árabes Unidos. Para combater essa onda de calor, foi posta em prática uma tecnologia de drones, que liberta cargas elétricas nas nuvens para que se agrupem e se forme a precipitação. Através desta tecnologia, o país conseguiu “criar chuva” pela primeira vez.

O serviço meteorológico nacional dos Emirados Árabes Unidos divulgou este domingo um vídeo das chuvas intensas causadas por esta tecnologia. No vídeo é possível ver a chuva torrencial a cair numa autoestrada.

Leia Também: Apanhado homem de 38 anos que a matou a namorada e a enterrou, na Covilhã

Existe outra tecnologia chamada “Cloud Seeding”, criada no final da década de 1940, que tem a capacidade de fazer chover. Essa técnica consiste na pulverização de compostos químicos como o iodeto de prata nas nuvens, que funcionam como núcleo de condensação para o vapor, iniciando a chuva.

No entanto, esta técnica não cria a chuva, apenas regula o fluxo da pluviosidade. A sua utilidade é evitar granizo ou chuvas torrenciais capazes de estragar plantações. É uma tecnologia bastante utilizada na China, apesar dos protestos dos países vizinhos.

Partilhe com os seus amigos: