Governo quer diminuir limite de velocidade nas autoestradas de 120 para 100 km/h para poupar energia

Governo quer diminuir limite de velocidade nas autoestradas de 120 para 100 km/h para poupar energia

O Governo quer baixar o limite máximo de velocidade nas autoestradas portuguesas de 120 km/h para 100 km/h, com vista a diminuir o gasto de energia.

Links patrocinados

A proposta enquadra-se no “plano de poupança de energia 2022-2022”, um conjunto de “medidas preventivas” publicadas em Diário da República, que têm em “vista a garantia da segurança do abastecimento de energia”.

No entanto, a medida do governo não é obrigatória, isto é, não será contraordenação circular acima de 100 km/h. O Governo quer atingir este objetivo através de campanhas de sensibilização.

Links patrocinados

Leia Também: Trotinete caçada a circular a mais de 100 km/h na Marginal de Cascais

Segundo a edição do Jornal I desta sexta-feira, com o mesmo objetivo, o Governo recomenda ainda a adoção do regime de teletrabalho quando possível, assim como o aumento do uso de transportes públicos e o incentivo em realizar os percursos a pé.

Carlos Barbosa, presidente do Automóvel Clube de Portugal, criticou esta “medida política”, alegando que não será ao “reduzir a velocidade de 120 para 100 quilómetros à hora que vai beneficiar bastante”.”Que baixe os impostos no sector automóvel, os impostos da gasolina, etc”, recomendou ao Governo o responsável.