Há mais de 20 casos suspeitos de varíola dos macacos em Portugal. Cinco casos já foram confirmados

Há mais de 20 casos suspeitos de varíola dos macacos em Portugal. Cinco casos já foram confirmados

Estão identificados mais de 20 casos suspeitos de infeção pelo vírus Monkeypox, na região de Lisboa e Vale do Tejo, tendo sido já confirmados cinco casos da doença conhecida como varíola dos macacos, pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge.

Os casos confirmados são todos em elementos do sexo masculino, na maioria jovens, mas encontram-se todos estáveis, com algumas lesões ulcerativas.

A Direção-Geral da Saúde lançou o alerta: “Perante sintomas suspeitos, o indivíduo deverá abster-se de contactos físicos diretos”. Os sintomas suspeitos são lesões ulcerativas, gânglios palpáveis, erupções cutâneas, febre, dores de cabeça, arrepios, dores musculares e cansaço.

Leia Também: Encontrado o corpo de menina de 17 anos desaparecida desde 2009

A varíola dos Macacos é uma doença transmissível através do contacto com animais, pessoas ou materiais contaminados. Trata-se de uma doença rara que não se propaga facilmente entre os seres humanos, mas, ainda assim, a Direção-Geral da Saúde apela aos profissionais de saúde que estejam atentos a eventuais casos suspeitos da doença.