Morreu Gonçalo – o jovem de 18 anos que nasceu com paralisia cerebral devido a negligência médica

Morreu Gonçalo - o jovem de 18 anos que nasceu com paralisia cerebral devido a negligência médica

Morreu Gonçalo Damasceno, o jovem de 18 anos que nasceu com paralisia cerebral devido a negligência médica e cujo caso durou 15 anos em tribunal.

Links patrocinados

Gonçalo Damasceno nasceu a 11 de fevereiro de 2003, na maternidade de Mirandela. A mãe, Isabel Bragada, deu entrada na maternidade com 39 semanas de gestação. A médica obstetra decidiu provocar o parto e propôs o internamento da mulher. Apesar de estar em regime de presença física na maternidade, a médica ausentou-se do hospital após induzir o parto.

A médica teve de ser chamada de urgência de volta ao hospital devido a complicações com o feto, que geraram dificuldades respiratórias e falta de oxigenação do sangue. O bebé acabou por nascer com paralisia cerebral e epilepsia.

Links patrocinados

Leia Também: Chega quer cortar em 75% as pensões dos políticos condenados por corrupção

O menino ficou com uma incapacidade de 95%. Não tinha qualquer mobilidade, não falava, era alimentado por uma sonda e ventilado durante a noite.

A família iniciou uma batalha judicial contra o hospital, que só veio a terminar em julho de 2020, com o Tribunal Central Administrativo do Norte a condenar a Unidade Local de Saúde do Norte, a obstetra e a seguradora desta a pagar uma indeminização de 400 mil euros à família do menino.

As circunstâncias da morte de Gonçalo ainda não são conhecidas.