Manifestação contra a tourada e João Moura junto ao Campo Pequeno mobiliza corpo de intervenção

"NÃO, tourada NÃO": O protesto contra a tauromaquia e João Moura junto ao Campo Pequeno

Está marcada para esta noite uma tourada de homenagem ao cavaleiro João Moura, no Campo Pequeno, em Lisboa.

Centenas de manifestantes reuniram-se à porta do evento, entoando gritos anti-tourada. No local estão várias associações de animais em protesto contra a homenagem a João Moura, que ainda aguarda julgamento pela prática de vários crimes de maus tratos a animais.

João Moura foi detido em fevereiro de 2020 e foram-lhe retirados 18 cães da raça Galgo Inglês em muito mau estado. O cavaleiro era também criador de cães e fazia-o em condições deploráveis, queixam-se os manifestantes.

Alguns manifestantes escreveram a palavra “Não” em letras gigantes e vermelhas, em frente à praça de touros. O til na letra “A” aparece sob a forma de “cornos”, em cima da letra, representando o touro. O vermelho simboliza o sangue derramado pelos animais na arena e essa foi a forma que alguns manifestantes encontraram para tentar passar a sua mensagem anti-tourada.

Leia Também: Após maltrato aos cães, toureiro João Moura é esta noite homenageado no Campo Pequeno

O artista plástico “Bordalo II” partilhou a imagem do protesto na sua página de Instagram, lembrando que “a tinta é fácil de apagar, mas a ideia fica entranhada nas pedras da calçada”.

O PAN também contestou a homenagem ao cavaleiro. A porta-voz do partido reagiu com “estupefação” àquilo que considera um evento “inadmissível”.