Jovem acorda com parasita carnívoro no olho após se esquecer de tirar lentes de contacto para dormir
Um jovem de 21 anos perdeu a visão no olho direito devido a um parasita carnívoro que apanhou por dormir com lentes de contacto.
Dormir com lentes de contacto colocadas é um dos erros oftalmológicos mais comuns. Seja por esquecimento ou por preguiça, muita gente já dormiu com lentes de contacto nos olhos, mas esta é uma prática que pode ser muito perigosa.
Mike Krumholz, da Flórida, nos Estados Unidos, estava exausto depois de um dia de trabalho e decidiu fazer uma sesta de 40 minutos. Como ia dormir pouco tempo, preferiu não retirar as lentes, mas quando acordou sentiu os olhos irritados.
No dia seguinte, enquanto jogava baseball, o jovem sentiu os olhos tão irritados que teve de “tirar as lentes imediatamente” e visitou um médico oftalmologista, que lhe disse que se tratava de herpes.
Leia Também: Medicamento experimental cura um em cada três pessoas com cancro no sangue
Mike visitou vários especialistas e todos pensavam que tinha herpes ocular. O jovem foi tomando antibióticos e esteroides, mas a dor e o problema continuavam.
Só ao final de mais de um mês, depois de recorrer a sete especialistas, é que o diagnóstico correto foi feito, por parte do Bascom Palmer Eye Institute. O jovem foi depois submetido a terapia fotodinâmica com cirurgia de retalho conjuntival para eliminar o parasita, mas já não tem visão no olho direito.
Segundo os especialistas, o acanthamoeba keratitis é um parasita raro, pelo que por vezes o diagnóstico pode ser confundido com algo mais comum, como herpes ocular, que apresenta alguns sintomas semelhantes.