Ricardo Salgado: “Tenho medo de morrer na cadeia”

Ricardo Salgado: "Tenho medo de morrer na cadeia"

Ricardo Salgado tem 77 anos e garante que não tem capacidades para tomar toda a medicação sozinho.

Links patrocinados

O ex-banqueiro Ricardo Salgado foi condenado a uma pena de seis anos de prisão efetiva, no âmbito da Operação Marquês. Fará 78 anos no próximo dia 25 de junho e tem medo de morrer abandonado na cadeia.

Em sua defesa, Ricardo Salgado garante que não tem capacidades para tomar todos os medicamentos que necessita sozinho. O mesmo, aproveitou a morte da João Rendeiro, outro banqueiro, para que os juízes da Relação tenham compaixão por ele.

Links patrocinados

“Afigura-se evidente que uma qualquer prisão efetiva causará ou, pelo menos, acelerará o falecimento do arguido e terá efeitos adversos e perniciosos quer sobre a saúde física, neurológica e psicológica, quer sobre a sua socialização e integração familiar”, refere a a defesa de Ricardo Salgado.

Leia Também: DGS recomenda abstinência sexual e isolamento para combater surto de varíola-dos-macacos

No documento com 792 páginas, os advogados Francisco Proença de Carvalho e Adriano Squilacce arrasam a decisão de primeira instância, acusando mesmo o coletivo de juízes de ter ignorado o diagnóstico de Alzheimer do ex-Dono Disto Tudo.

“O acórdão aplicou esta pena de prisão efetiva sem sequer ter ‘gasto’ ou ‘dedicado’ uma única palavra para apreciar a concreta relevância da doença de Alzheimer (…) Ignorou que o Alzheimer consiste numa doença neurodegenerativa progressiva e irreversível com aparecimento insidioso, que pressupõe perdas de memória, bem como um leque de distúrbios cognitivos, comprometendo assim a autonomia do idoso”, pode ler-se no documento.

Relembre-se que a defesa pediu que o ex-banqueiro fosse submetido a uma perícia médica independente para comprovar o diagnóstico, tendo a mesma sido rejeitada pelo tribunal.