Rita Pereira arrasada e acusada de ‘apropriação cultural’ após mudança de visual e fazer tranças
Rita Pereira está a ser alvo de duras críticas depois de ter feito uma mudança visual. A atriz de 40 anos está a ser acusada de apropriação cultural devido às tranças que fez, de origem africana.
Rita Pereira surgiu a dançar com um novo visual, na rede social Instagram, ao som da música ‘Sou Filha da Tuga’, da cantora Irma, que passa uma mensagem concisa sobre o racismo no nosso país.
No entanto, houve quem não ‘achasse piada’ à mudança de visual da atriz e escreveu duras críticas na caixa de comentários da referida rede social.
“Tu não és preta para os brancos, vocês nunca vão ser pretos, nunca, e nunca vão saber o que é ser preta principalmente aqui em Portugal. Pelo facto de gostares da nossa cultura e de ela fazer parte dos teus laços, não és preta e nem vais ser. E por seres tão privilegiada por ser branca, consegues cantar esta letra e meter na Internet como se nada fosse. Aliás, quem fez a letra foi a mesma coisa”, pode ler-se.
Já com uma lita de comentários grandes e com várias críticas negativas à mistura, a atriz decidiu responder ao comentário citado acima:
“Mas quem disse que sou preta para os brancos?! Estou a cantar, não estou a dizer que sou a letra desta música. Não sou preta, eu sei, nunca o serei, eu sei, mas admiro a cultura, vivo a cultura desde que nasci, defendo e respeito. Não entendo realmente este ataque, mas sinto-me tranquila com as minhas atitudes e, se um dia errar, tenho muitos amigos e família pretos para me dizerem. Obrigada.”
Já o namorado da atriz, que não conseguiu ficar indiferente às críticas, também surgiu publicamente a defender a namorada e defendeu o novo look adotado por Rita Pereira.
“Tu és linda, meu amor. O facto de ela ter dreadlocks não significa que ela está a tentar apropriar-se da cultura. Significa que ela ama e respeita a cultura. (…) Estas coisas deviam tornar-nos mais próximos”, disse Guillaume Lalung, o companheiro da atriz.