Rogério Samora com síndrome de morte súbita: “Situação é muito grave”

O ator Rogério Samora, de 62 anos, continua a lutar pela vida no Hospital Amadora-Sintra, em coma, ventilado e com um quadro clínico muito grave e complexo.

Segundo fonte próxima do caso, o ator “fez um conjunto de exames cardíacos para avaliar se tinha tido um enfarte, mas não foi o caso. Ele teve uma paragem cardiorrespiratória, o que se designa de síndrome de morte súbita”. O ator continua “em coma, ventilado”, com suporte básico de vida.

A equipa médica que está a acompanhar o estado de saúde do ator está preocupada com o tempo em que o ator esteve sem fornecimento de oxigénio e tem monitorizado vários indicadores com especial cuidado, tal como as funções cardíacas, renal e hepática. No entanto, a função neurológica é a maior preocupação da equipa.

Leia Também: Idosa é ameaçada de morte e roubada pela filha em Sacavém

“A questão é perceber a extensão dos danos, sendo que é muito cedo para avaliar ainda. Aparentemente, ele esteve 15 minutos sem função cardíaca e quando o corpo está 15 minutos sem receber oxigénio há um conjunto de reações pós-reanimação violentíssimas a nível fisiológico, que implicam uma série de medicamentos para a estabilização do equilíbrio do corpo humano, seja a nível convulsivo, a nível de sedação, para prevenir arritmias, etc. (…) é muito cedo para se avançar com prognósticos”, adianta a mesma fonte.

A situação do ator “ainda pode demorar muito tempo sem evolução. Pode ser uma coisa bastante longa, pode demorar semanas. Neste momento, ele luta pela sua vida”