Sanções à Rússia levaram ao congelamento de apenas uma conta com 242 euros em Portugal

Sanções à Rússia levaram ao congelamento de apenas uma conta com 242 euros em Portugal

Foi encontrada apenas uma conta bancária em Portugal pertencente a uma das 700 entidades da lista sujeita a sanções elaborada pela União Europeia. A conta tinha apenas 242 euros.

Links patrocinados

Segundo uma fonte, até agora foi apenas encontrada uma conta sujeita a congelamento no âmbito das sanções aplicadas à Rússia. As instituições financeiras estão encarregues de reportar ao Banco de Portugal quando identificarem uma identidade alvo de sanções, sendo o incumprimento considerado crime.

Entre 1 de janeiro e 24 de fevereiro, o último dia antes de iniciar a guerra na Ucrânia, foram enviadas e recebidas operações no valor de 79 milhões de euros para entidades russas, através do componente nacional do Target II, o sistema de liquidação bruta em tempo real para a zona euro e países que não tenham aderido à moeda única. Estes números equivalem a uma média diária de cerca de dois milhões de euros.

Links patrocinados

Leia Também: Ljubomir pode ir preso? Chef enfrenta processo que envolve polícias traficantes de droga e corruptos

Após a aplicação das sanções económicas à Rússia, entre dia 14 e 16 de março, estes valores reduziram para uma média diária de 0,7 milhões de euros.