“Se for para morrer, morremos aqui os dois”: Renato salva menina de 13 anos de se afogar na Póvoa de Varzim
Renato, nadador salvador numa praia da Póvoa de Varzim lançou-se ao mar para salvar três pessoas de afogamento. Quando alcançou a criança recusou-se a deixá-la partir.
No mar encontravam-se três pessoas em risco de afogamento: uma mulher de 40 anos, uma menina de 13 e o pai, de 50.
Renato aproximou-se da menina e tentou acalmá-la, prometendo-lhe que não a iria abandonar: “Se for para morrer, morremos aqui os dois”.
O incidente aconteceu esta sexta-feira, no feriado, por volta das 13h00, quando a menina de 13 anos se encontrava na água da praia da Lagoa juntamente com o pai, de 50 anos, e uma amiga, de 40. Os três foram surpreendidos por uma onda forte e acabaram por ser arrastados para o mar.
Leia Também: Menino de sete anos dá tiro ao irmão bebé com arma do pai militar da GNR, em Setúbal
O pai da menina pôde ser salvo rapidamente pelos nadadores-salvadores. Já a filha, de 13, foi resgatada depois de minutos de grande aflição.
“O mar estava muito picado, estava bandeira vermelha, mas arrisquei tudo para salvar a vítima tão jovem. Arrisquei porque eu nunca iria deixar uma miúda de 13 anos morrer, não ia deixar”, disse Renato, visivelmente emocionado.
“Temi pela minha vida várias vezes. As ondas atiram-nos para o fundo, engolimos água do mar, já estava a ficar exausto e os meus colegas ajudaram no momento certo”, revelou o herói. “Se não fossem eles, eu poderia ter ficado lá”, acrescentou.
Cerca de uma hora depois, o corpo da mulher viria a ser encontrado, na praia da Salgueira, a cerca de meio quilómetro de distância a sul do local onde tinha desaparecido no mar.