Serra da Estrela está a ser dizimada: Quase 1600 bombeiros lutam contra um verdadeiro inferno

Serra da Estrela está a ser dizimada: Quase 1600 bombeiros lutam contra verdadeiro inferno

Incêndio na região da Serra da Estrela já consome zona de mato e floresta há cinco dias. Fogo parece não dar tréguas aos quase 1600 operacionais que se encontram no combate às chamas.

Links patrocinados

Pelas 11h00 desta quinta-feira, encontram-se no local cerca de 1600 operacionais, apoiados por 477 viaturas e 13 meios aéreos, dos quais 4 helicópteros, 7 aviões de combate e dois meios de coordenação.

O fogo chegou agora ao concelho da Guarda e uma praia fluvial teve de ser evacuada. Não há nenhum humano que consiga controlar as chamas que, durante as próximas horas, devem chegar aos municípios de Gouveia e Celorico da Beira.

Links patrocinados

Leia Também: Encontrada Vanessa Couto, a jovem militar de 23 anos desaparecida em Tomar

Estima-se que já tenha ardido cerca de 10% do Parque Natural da Serra da Estrela, a maior área protegida portuguesa e distinguida pela UNESCO.

Serra da Estrela está a ser dizimada: Quase 1600 bombeiros lutam contra verdadeiro inferno

Mapa da área ardida. Atualizado a 10 de agosto. A região a vermelho equivale a 7000 hectares.

Desde sábado, dia 6 de agosto, já arderam cerca de 10 mil hectares na região da Serra da Estrela. Durante a noite desta quarta-feira e madrugada de quinta-feira, o vento diminuiu a intensidade e foi possível avançar na consolidação do combate às chamas.

Porém, há ainda várias frentes ativas no incêndio, e Miguel Cruz, segundo comandante nacional, admite que ainda há muito trabalho a ser feito.