Sindicato dos Médicos pede aos utentes para levar papel fotocópia para poderem receber receita médica
O Sindicato Independente dos Médicos denunciou publicamente esta segunda-feira a sistemática falta de consumíveis nos centros de saúde e alertou para a “necessidade de apelar aos doentes para eles mesmos trazerem o papel” onde são impressas as suas receitas e pedidos de exame.
“Têm caído em saco roto as queixas dos médicos de família sobre a falta de papel e consumíveis nos centros de saúde”, começou por referir o sindicato em comunicado, referindo que o problema é mais acentuado nos centros de saúde de Lisboa.
Leia Também: Dona de lar ilegal em Torres Novas julgada por maus-tratos a três idosos que morreram
Para resolver o problema, os profissionais de saúde têm trazido papel de casa, mas a situação é cada vez mais insustentável, sentindo-se agora obrigado a “tornar público que os responsáveis, durante sete anos a proclamar o seu amor e compromisso com o Serviço Nacional de Saúde, não têm capacidade de resolver este simples problema”.
“Para lá da denúncia pública, questiona-se se haverá necessidade de ser criado um movimento de subscrição pública nacional tipo ‘crowdfunding’ para mitigar este problema”, questiona ainda o sindicato.