Criança de 7 anos vítima mortal em Portugal de bactéria que assola a Europa

Criança de 7 anos vítima mortal em Portugal de bactéria que assola a Europa

Uma criança de sete anos é a primeira vítima mortal registada em Portugal neste inverno, devido à bactéria Streptococcus A. 

Na Europa, desde setembro de 2022, a bactéria já causou a morte de dezenas de crianças. Só no Reino Unido, foram registados mais de 30 óbitos.

Em Portugal, uma criança de sete anos deu entrada na clínica CUF Almada com febre e dor de garganta. No dia seguinte regressou após ter piorado e foi transferida para o Hospital Santa Maria, em Lisboa, onde acabou por falecer.

Portugal registou assim a primeira morte neste inverno, vítima de doença invasiva provocada pela bactéria Streptococcus A.

Leia Também: Morreu Tomás Lamas, o menino de 11 anos que lutava contra uma leucemia

No entanto, a Direção-Geral da Saúde considera que os casos registados no País não refletem um “aumento acentuado do número de casos de infeção que foi reportado desde setembro pelos países afetados do Centro e Norte da Europa”, pelo que se mantêm as recomendações em vigor, de” deteção precoce da infeção e dos critérios de gravidade, amostragem para genotipagem e acompanhamento da situação”.

Entre 2016 e 2019, em Portugal, foram registados apenas 6 óbitos associados à infeção pela Streptococcus A. Febre, dor, erupções na pele, dores musculares e escarlatina são os sintomas mais frequentes em crianças.