Auto testes testes vendidos em Portugal dão falsos positivos e já estão a ser tirados do mercado

Auto testes testes vendidos em Portugal dão falsos positivos e já estão a ser tirados do mercado

Os testes rápidos da marca “Genrui” estão a ser desaconselhados na Irlanda e na Alemanha, após centenas de pessoas se terem queixados que os testes da marca têm apresentado falsos positivos.

Links patrocinados

Os testes em questão são os da marca “Genrui”, que também são comercializados em Portugal. O alerta foi lançado pela Autoridade Reguladora dos Produtos de Saúde da Irlanda e pela Autoridade de Hamburgo para as Escolas e o Ensino e Formação Profissional, que desaconselham a venda do produto.

“Os testes rápidos da marca ‘Genrui’ dão frequentemente positivo para a infeção por covid-19, resultado esse que é desmentido por um teste PCR”, pode ler-se no site da autoridade alemã.

Links patrocinados

A autoridade irlandesa começa por admitir que todos os testes rápidos têm a possibilidade de apresentar um resultado falso positivo, explicando que, no entanto, “o aumento exponencial de falsos positivos relacionados com os autotestes da marca ‘Genrui’ justifica a retirada preventiva destes testes do mercado, enquanto o assunto é investigado”.

Leia Também: Recém-nascido deixado ao lixo na casa de banho de avião

Na Irlanda, já foram registadas mais de 550 pessoas com queixa de falsos positivos nos resultados dos testes desta marca.

A “Genrui Biotech” admite que os autotestes possam falhar, destacando a importância de não serem utilizados como forma singular de diagnóstico de covid-19, mas sim como forma complementar.