Coroa da Nossa Senhora de Fátima vai estar exposta durante dois dias em Lisboa

A coroa da imagem de Nossa Senhora de Fátima exposta na Capelinha das Aparições irá estar exposta pela primeira vez na Igreja de São Roque, em Lisboa.

Links patrocinados

A coroa da imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, a imagem mais conhecida de Fátima e que está exposta na Capelinha das Aparições, irá estar exposta entre as 12h00 do dia 7 de outubro e as 18h00 do dia 8 de outubro. O Santuário de Fátima refere que esta “uma oportunidade para fazer memória de uma peça de joalharia dos anos 40 do século XX, cuja relevância extravasa o valor artístico e patrimonial”.

O Santuário conta ainda que a história desta coroa “começa em 1942, quando um conjunto de mulheres portuguesas quis agradecer a Nossa Senhora de Fátima o facto de Portugal não ter entrado na Segunda Guerra Mundial, que ainda decorria”.

Links patrocinados

“Decidiram então doar peças valiosas – colares, pulseiras, anéis, brincos e outras joias – que serviriam para a construção de uma coroa que seria colocada na venerada imagem”. A “coroação solene” viria a acontecer em 1946, já depois da guerra terminar.

Leia Também: Desde partirem o telemóvel a saírem de casa. A reação do mundo ao “apagão” do Facebook

A coroa viria a ganhar ainda mais relevância após o atentado contra o Papa João Paulo II, em 1981, após a bala que atingiu o Santo Padre ter sido colocada na coroa de Nossa Senhora de Fátima oito anos depois do atentado na Praça de São Pedro.

Em visita ao Santuário, em 2010, o Papa Bento XVI terá dito que a imagem de Nossa Senhora “coroada com as joias das alegrias e as balas das dores da humanidade”.