Ex-espião português pro-russo faz comentários controversos na SIC e gera polémica

Ex-espião português pro-russo faz comentários controversos na SIC e gera polémica

O jurista Alexandre Guerreiro, um ex-membro dos serviços secretos portugueses, tem gerado polémica nas redes sociais, após ter feito alguns comentários controversos a favor da invasão russa à Ucrânia, na SIC.

Links patrocinados

Alexandre Guerreiro trabalhou sete anos como analista no Serviço de Informações Estratégicas de Defesa, até ter sido exonerado das secretas por um despacho assinado por Pedro Passos Coelho, em 2015, tendo sido transferido para a presidência do Conselho de Ministros.

Em 2021, defendeu uma tese de doutoramento na Faculdade de Direito de Lisboa onde garante a legalidade da anexação da Crimeia pela Rússia tendo em conta as leis internacionais.

Links patrocinados

Desde o início da guerra na Ucrânia, os comentários que o analista tem feito na SIC, a respeito da invasão russa, têm levantado rumores de que estivesse a atuar como agente de influência russa, a tentar influenciar a opinião pública portuguesa a favor da Rússia, algo que Alexandre Guerreiro nega.

Leia Também: Cancro e demência: As dúvidas que atormentam a saúde de Putin

Alexandre Guerreiro já passou ainda por diversos partidos: foi candidato pela CDU e militante do CDS e do PAN, antes de se aproximar da Iniciativa Liberal.