Investigadores alertam que internet poderá ser destruída por “super tempestade” solar
Investigadores internacionais alertaram para a possibilidade de uma “super tempestade” solar que se está a formar poderá provocar um “apocalipse na internet” a nível mundial.
O relatório foi apresentado durante a conferência anual da Association for Computing Machinery, por uma professora universitária Sangeetha Abdu Jyothi. Segundo o documento, uma tempestade de grande dimensão poderá “causar interrupções em larga escala na Internet, afetando a cobertura de todo o globo e durando vários meses”.
“A nossa infraestrutura [de internet] não está preparada para um evento solar em grande escala”, garantiu a professora universitária, alertando para a inadequação dos cabos submarinos, que mantêm o planeta interligado através da internet.
Um evento solar em grande escala poderá causar apagões generalizados, congestionamentos de tráfego ou até mesmo um colapso na cadeia de abastecimento global.
Leia Também: Gorila morre deitada no colo do homem que lhe salvou a vida quando era bebé
O nosso planeta tem um escudo magnético que protege a Terra da maior parte da radiação solar, mas é frequente o escudo ser penetrado por fortes tempestades solares. Em 1921, vários equipamentos eletrónicos arderam em todo o mundo devido a uma tempestade solar. Em 1989, antes do surgimento da internet, todo o nordeste do Canadá ficou sem energia devido a outra tempestade.