Novo medicamento curou 93% de doentes graves com covid-19 em cinco dias
Um estudo de fase II de um medicamento desenvolvido pelo Centro Médico de Sourasky, em Israel, revelou que 93% de doentes graves com covid-19 teve alta cerca de cinco dias depois de começar o tratamento.
O medicamento chama-se EXO-CD24 e foi desenvolvido pelo Centro Médico de Sourasky, em Telavive, Israel. O medicamento foi agora alvo de um estudo de fase II, tendo sido testado em doentes de vários hospitais de Atenas, na Grécia.
O estudo teve resultados consistentes com os obtidos na fase I, realizado em Israel, com 29 dos 30 doentes a quem foi administrado o medicamento recuperados em poucos dias.
“O principal objetivo deste estudo é determinar se a droga é segura. Até ao momento, não registamos efeitos secundários significativos em nenhum paciente de qualquer um dos grupos”, garantiu o professor Nadir Arber, que lidera a investigação.
Leia Também: Recluso vinga-se e mata pedófilo colega de cela que abusou da irmã
O medicamento foi desenvolvido com base numa molécula que está presente naturalmente no corpo humano, chamada CD24, e que Arber estuda há 25 anos.
A CD24 é uma proteína ancorada na membrana das células que tem muitas funções, incluindo a de regulação do mecanismo responsável pela tempestade de citocinas que começa a atacar as células saudáveis dos pulmões, no caso da Covid-19.
Segundo o professor Nadir Arber, o novo medicamento não afeta o sistema imunitário como um todo, foca-se apenas naquele mecanismo, ajudando a estabelecer novamente o equilibro certo.