Agência Europeia do Medicamento confirma ligação entre vacina da AstraZeneca e tromboses registadas

Agência Europeia do Medicamento confirma ligação entre vacina da AstraZeneca e tromboses registadas

Fonte da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) confirmou relação entre a vacina da AstraZeneca e casos registados de trombose em pacientes que receberam a referida vacina.

Links patrocinados

“Agora podemos afirmar, está claro que há um vínculo com a vacina, que provoca esta reação. Mas ainda não sabemos porquê”, revelou uma fonte da agência, esta terça-feira, dia 6, ao jornal italiano ‘Il Messaggero’.

“Em resumo, nas próximas horas vamos declarar que existe um vínculo, mas ainda temos que entender por que acontece”, disse Marco Cavaleri, diretor de estratégia de vacinas da EMA.

Links patrocinados

O Comité de Segurança da EMA esteve reunido na quarta-feira da semana passada para avaliar a ligação entre os escassos e raros casos de trombose associados a mortes de pessoas que tinham sido vacinadas com o referido fármaco.

Um grupo de peritos foi convocado pela agência para analisar a questão e concluiu que há uma relação entre os cerca de 70 casos de trombose registados nas cerca de 10 milhões de pessoas que tomaram a vacina.

O painel de médicos reuniu especialistas de várias áreas da medicina, como hematologistas, neurologistas e epidemiologistas e discutiu possíveis mecanismos de associação da vacina a tromboses detetadas em alguns países.

Partilhe com os seus amigos: