Vulcão em La Palma pode originar chuvas ácidas em Portugal

Vulcão em La Palma pode originar chuvas ácidas em Portugal

O dióxido de enxofre emitido pelo vulcão que se encontra em erupção há vários dias em La Palma, nas Canárias, poderá originar chuvas ácidas na Europa nos próximos dias.

Links patrocinados

O programa Copernicus, o programa de observação da Terra da União Europeia coordenado e gerido pela Comissão Europeia em parceria com a Agência Espacial Europeia, informou que a nuvem de gás de dióxido de enxofre emitido ao longo dos últimos dias pelo vulcão de La Palma deverá atingir a costa mediterrânica de Espanha, França e Itália já esta sexta-feira.

Apesar de Portugal não se encontrar na rota da nuvem de gás para os próximos dias, o cenário poderá sofrer alterações caso o vento mude de direção ou o vulcão continue a emitir grandes quantidades de dióxido de enxofre.

Links patrocinados

Segundo a EPA, a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, a chuva ácida é formada a partir de compostos químicos como dióxido de enxofre ou óxido de nitrogénio que, quando libertados para a atmosfera, podem ser transportados grandes distâncias através do vento e, devido à sua elevada solubilidade em água, podem agregar-se às moléculas de água da chuva.

Leia Também: Dióxido de enxofre do vulcão de La Palma atinge a Península Ibérica amanhã

Assim, se a nuvem de gás de dióxido de enxofre proveniente da erupção do vulcão de La Palma chegar a Portugal, poderão registar-se chuvas ácidas, uma vez que a meteorologia aponta a possibilidade de chuva para este fim de semana em algumas partes do território português, nomeadamente, no norte do país.

Danos em plantações, árvores, lagos, rios ou até animais são algumas das consequências de chuvas ácidas.